Um enxame de abelhas causou a morte de três cavalos na tarde desse sábado (11) em Tapiraí. Os animais não resistiram aos ferimentos e morreram após centenas de picadas. O ataque aconteceu próximo à área urbana de Tapiraí. Os moradores tiveram que manter suas casas fechadas. Segundo testemunhas, os animais eram do Sr. José Garcia Pedrosa (Zé Liota) e do Sr. Gleidsson Roberto (Gleidinho). A colmeia não foi localizada e a área onde o caso aconteceu foi isolada.
Enxames
As abelhas desempenham um papel essencial no ecossistema do mundo, mas quando a colônia se sente ameaçada, podem formar um grande enxame que tem a capacidade de matar animais e humanos em questão de minutos através de múltiplas picadas.
Como reagir a um enxame de abelhas
* Fuja do enxame tão rapidamente quanto possível, cobrindo o rosto com as mãos ou roupas. As abelhas não voam muito rápido, mas elas concentrarão o seu ataque no nariz, boca e olhos.
* Procure cobertura ou abrigo em um prédio ou em um veículo até que o enxame passe. Certifique-se de fechar todas as janelas, portas e aberturas, caso as abelhas busquem outra maneira de continuar seu ataque.
* Evite saltar em um lago ou piscina, já que alguns tipos de abelhas esperarão por cima e atacarão sua cabeça e rosto quando você subir em busca de ar.
* Ligue para um serviço de emergência imediatamente se presenciar alguém sendo atacado por um enxame de abelhas. Além da dor das picadas, algumas pessoas são alérgicas ao veneno de abelha e requerem atenção médica urgente.
* Mantenha pessoas e animais tranquilos nas imediações do enxame. As abelhas podem ficar agitadas por algum tempo e ruídos, tais como cães latindo ou máquinas, como os cortadores de grama, podem provocar um outro enxame zangado.
* Procure ajuda médica urgente ou um conselho, se tiver sido picado mais de 10 vezes. Algumas pessoas podem notar uma reação imediata ao veneno de abelha, mas outras podem não sofrer quaisquer efeitos colaterais até algumas horas se passarem.
Fonte: TAPIRAÍMGTV